terça-feira, 1 de abril de 2008

ATIVIDADE 2

Faça a leitura da imagem e com base nos textos estudados em sala de aula e escreva sobre as suas impressões a respeito do papel das instituições sociais:

- Família

- Escola

- Sociedade

- Estado

obs.: a atividade deve ser respondida clicando sobre a palavra "comentário" abaixo deste texto.

Fonte: Cidadão de Papel. Dimenstein, Gilberto.

30 comentários:

Unknown disse...

Essa foto me faz lembrar os dias de hoje,crianças são mortas e violentadas,crianças que vivem nas ruas e não tem o que ocupar o seu dia.Quando isso acontece muitas crianças procuram se sustentar roubando e até chegando ao momento de matar uma,duas,três pessoas até conseguirem o que quer.Devemos educar nossas crianças,devemos coloca-las nas escolas para ocuparem seus dias com coisas construtivas e valiosas para ter uma vida diguina e honesta.
Juliana- 3ºA

Poema_s2jhennys2.blogspot.com disse...

Isso nos mostra o que esta acontecendo nos dias atuais, Crianças moradoras de rua, sem estudo, sem uma estrutura familiar. Muita dessa crianças não tem uma familia, vive nesse mundo sozinho, sem ninguém.
Nessa situação de vida, as obrigas a roubar,traficas drogas e as usa-las. Muitas dessas criaças tem familia, mais suas familias não lhe dão amor, carinho, só despreso.
Essa situação tem que mudar! Pais cuida mais dos seus filhos, os dê amor, carinho, respeito, coloca suas crianças nas escolas, dê mais atenção à elas, vê o desempenho delas na escola.Só assim suas crianças vão crescer feliz, sendo honesta, respeitando o proximo, e o principal ser alguém na vida.

Sahh disse...

Essa imagem me remete a uma cena que eu presenciei hoje a tarde. Uma criança ainda dentro da barriga de sua mãe, no sinal de trânsito. Mas o que essa cena de hoje a tarde tem haver com aquela imagem? Possivelmente o inicio de tudo. Com certeza aquela mulher não vai ter condições estruturais para cuidar daquela criança que vai nascer, não vai passar os reais valores que aquela criança vai precisar nos primeiros anos de vida. Há alguns dias eu li um texto que falava que se as crianças não tivessem por perto os adultos, elas andariam literalmente de quatro o resto da vida. Assim a primeira instituição social já teve seu papel perdido. É o inicio de uma triste trajetória. Suponhamos que essa criança chegue a estudar, o governo passará a “contribuir” com o Bolsa Escola, migalhas lançadas a porcos, alegando ainda que o dinheiro que eles dão a população – que por sinal é nosso, proveniente dos impostos pagos até mesmo por bala – é muito, que juntando o total de família no pais que ganham esse benefício daria mais de 1 milhão de reais. Tudo bem, mais e os outro milhões e milhões que eles roubam da população? Mas, como inverter essa situação? Investindo pesado em EDUCAÇÂO, não só para as crianças mais como também para os adultos, oficinas que ensinem uma profissão aos desempregados, entre outros. O que mostra nessa imagem, e o que nós vemos todos os dias nas ruas das nossas cidades só acabará quando investimos pesado nos meios de repressão à essas atitudes.

Unknown disse...

Retrata um "mundo real" que não está só na imagem destacada.. e sim no dia-a-dia de cada um.
vemos uma quantidade de moradores de ruas,em um grande número.
talves si nosso governo investisse mais e essa população abrisse a mente em busca de um futuro melhor,porque não adianta a sociedade querer ajudar si os que realmente precisa quer ficar nesse mundo "escuro", que não leva a nada.
precisamos lutar juntos pra ter uma país com menos fome,violência,com mais educação,saúde,...

Bruna : 3ªA

Unknown disse...

Douglas Bastos!
Essa figura me mostra qe a sociedade naquela época não tentava ajudar da maneira qe podia, e isso continua se repetindo hoje em dia também...
Hoje existem mais gente precisando de ajuda e a sociedade continua sem querer ajudar as pessoas qe naum tem condições, não é nem porquê não querer trabalha é por que não tem a oportunidade...
assim contam com a ajuda da sociedade que não age com nada..

ObriGAdOO..

Unknown disse...

Essa imagem é uma consequência de quando falta uma estrututra dentro de uma determinada família!
Do mesmo jeito que essa criança se encontra, muitas outras também estão passando pelo mesmo problema, ou então por outro parecido.
Eu acredito se essa criança tivesse dentro outra educação, tudo seria diferente...
Como não teve, se em algum momento a sociedade tivesse dado mais atenção a esse problema de abandono, essa como muitas crianças não seriam expostas a esse destino tão cruel para pessoas tão frágeis!!

faça a sua parte!!

Unknown disse...

se exiyem leis contra crianças nas ruas por que ainda esta acontecendo? se o governo tivesse alguma coisa para que isso acabe. nos dias de hoje como o governo não toma providencia tem que haver muito apoio dos pais.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

me lembra a violençia de hoje em dia crianças sendo espancadas,mortas,nao tem os pais para orientalos no que e certo ou errado,e essa imagem mostra as consequençias disso,devemos cuidar de nossas crianças educalas e fazer com que tenham um futuro melhor pois elas sao o futuro do nosso pais e sem elas nao existira futuro.

Unknown disse...

Essa foto nos mostra a realidade de tudo que está acontecendo não só em nosso país, mas em todos os países de todo o mundo. A cada dia que se passa aumenta mais a taxa de mortalidade infantil. Vários fatores contribuem para esse aumento, os mais comuns no Brasil são:
* Fome ( no Brasil há muita desigualdade social, e com isso várias crianças, que não tem oque comer acabam mortos.)
* Assassinato ( infelizmente moramos em um país muito violento. E algumas vezes a violência começa em casa, como estam aparecendo vários casos hoje em dia.)
* Doenças ( a cada dia aumenta mais o número de doenças, e o governo não esta investindo na saúde o quanto é preciso.)
Entre vários outros fatores.

Unknown disse...

o que aconteceu na figura foi falta de responsabilidade de várias instituincões que falharam e principalmente a primeria e mais importante a família.Essa deve ter sido a principal causa de essa sena ridícula ter acontecido,mas outras instituiçoes também falharam e teve uma consequencia, que foi paga por um ser que não tinha nada a ver com a história.
Um pobre e inocente nem pediu para nascer e ficou essa cena marcada por toda uma nação e consequentemente toda a nação e o pior q algumas pessoas erram e todos nós pagamos assim isso sempre ficará quardado em nossa história.
e tambem ser para refletirmos sobre o assunto será q estamos tomando a decisão certa em nossa vidas?Será que estamos acertando nas nossas decisoes como líderes de instituições?
pense nisso!!!
com suas conclusões você ser´[a um menhor lider.

Unknown disse...

Essa foto retrata as dias atuais.Crianças são abandonadas em ruas, mortas, violentadas não apenas por pessoas que não tem consciência do que fazem, mas também por seus próprios pais.
Como podemos ver nos dias de hoje crianças são jogadas de janelas, ou então mesmo quando nascem já vem ao mundo sendo abandonadas por seus pais, jogadas em rios.
Essa sutuaçao de crianças abandonadas, nos mostra que cada vez mas poderemos ver crianças sendo moradoras de rua, procurando muitas vezes um abrigo, conforto, ou até mesmo uma forma de carinho nos braços de uma estátua, e quando percebemos já é tarde demais elas já estão mortas por falta de um apoio melhor para sua sobrevivência.
Devemos nos unir e buscar uma forma de vida melhor para todos.E perceber que a educação não depende somente da escola, mas sim a começar da educação em casa.
Assim, após darmos educação as crianças e o apoio que elas merecem, devemos lutar para termos um mundo melhor, com mais dignidade, amor, paz e repeito.

juliana de carvalho disse...

essa cena me faz pensar em como estou agindo diante dos outros,quanto tenho me preocupado comigo e com os que encontro em meu cominho.

Unknown disse...

Esta sena descreve a realidade do Brasil,ha muita criança abandonasdas ai que precisa de alimentação adquada e de um lar para viver com sua familia. Hj em dia e muito comum ver pessoas jugando este meninos por estarem nas ruas ah procura de um consolo, em vez da sociedade ajudar estes cmenores, fazem apenas jugar sem saber da onde vem a culpa desse abandono, das pelo destino cruel de sua vida ...Sera que ela queriam esta ali? E muito triste saber que eu tambem sou uma desta pessoas que as jugam; mas vamos tentar melhorar o Brasil, sedo mais humanos; com esta situação...(Apollyane Ramos)

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

As funções das instituições sociais são de cuidar, dar abrigo, carinho, proteção, condições básicas de vida às crianças, mas não é isso o que podemos concluir com esse conjunto de informações que obtivemos por meio da imagem e do texto em questão, ou até mesmo pelo que vemos todos os dias em nossa sociedade, crianças abandonadas, se drogando,se prostituindo,passando necessidades em todos os aspectos. É então que nos perguntamos onde estão as instituições sociais juntamente com sua função de zelar pelo bem estar dessas crianças, é onde podemos ver o abandono cometido desde a família até as instituições maiores como o estado, e é assim que sem se dar conta a sociedade acaba por formar os futuros bandidos, assassinos e estrupadores do nosso decadente país, (isso quando não morrem antes) pois essas crianças sem a mínima base familiar necessária,não tendo em quem se espelhar só lhes resta esse triste destino.De certo não podemos retirar da noite para o dia todas as crianças que se encontram abandonadas ou "jogadas" pelas ruas e calçadas dos grandes centros e periferias do nosso país,mas se começarmos a mudar à partir de agora nossas atitudes com relação à isso dentro de alguns anos esse trágico quadro fará parte do passado e viveremos em uma sociedade de direitos e condições de vida iguais para todos.

Unknown disse...

Isso nos mostra o que esta acontecendo nos dias atuais, Crianças moradoras de rua, sem estudo, sem uma estrutura familiar. Muita dessa crianças não tem uma familia, vive nesse mundo sozinho, sem ninguém.

os pais tem que saber educar seus filhos.o mundo poderia ser diferente.

Marcelinha disse...

Essa foto retrata a vida das crianças que hoje em dia é deixada por sua mãe.As casas que abrigam essas crianças automaticamente,se tornam a família delas,que é de onde vem a educação.Porém temos em nosso dia-a-dia aquelas crianças que estão pelas ruas sofrendo com a violencia,e que dependem da nossa colaboração em passar para elas a educação e mostrar que elas também tem o direito á frequentar uma escola,e ter um bom futuro.

Unknown disse...

Essa foto mostra o nosso país do jeito que ele é,um brasil cheio de injustiças e preconceito um com o outro pessoas que só pensam nelas não pensam que tem gente precisando de um apoio, pelo menos moral. O que o nosso país precisa é de gente disposta a ajudar a vencer a fome,a criminalidade, o preconceito, entre outras coisas que,eu acho que matando,espancando não faz ninguém se arrepender do que fez, só traz mas revolta e mais violÊncia. Porque violÊncia com violÊncia só traz vilÊncia.

Anônimo disse...

QUERIDOS ALUNOS E ALUNAS
Estou gostando da maneira como estão interpretando os problemas sociais destacados na imagem estudada. Se desejarem ampliar seus comentários fiquem à vontade. Façam novos comentários, acrescentem observações antes não percebidas, podem também mencionar tudo o que estudamos sobre os assuntos em sala de aula com nossos maravilhosos textos.
Não esqueçam de colocar seus nomes, para que eu possa identificá-los.
Um abraço.
Professora Denise

Anônimo disse...

(CAROLINY CORREA MONTAY)
ESSSA IMAGEM PARA MIN È DEPRIMENTE MAS INFELISMENTE É A REALIDADE!
HOJE SÃO VARIAS AS CRIANÇAS QUE ESTÃO VIVENDO NESTA SITUAÇÃO.

CHEGA DAR VERGONHA EM SAIR NAS RUAS E VER ESSA SITUAÇÃO SABENDO QUE ISSO E TAMBEM NOSSA CULPA!
ESPERO QUE ISSO MUDE BEM RÁPIDO .

Anônimo disse...

Acredito que essa foto,relata um problema que estamos vivendo hoje.pois,isto é uma consequencia das causas que "criamos",pois nao estamos ajundando A essas crianças que tanto precisa de nós.
E quando nao ajudamos,estaremos perdendo mais uma das vidas,que estao perdidas no mundo.
Por isso temos que orientá-las,ensinando,ajudando,levando elas para escolas,pois aí sim estaremos preparando-as para um futuro melhor.
E creio que a violencia também irá acabar.

Anônimo disse...

A essa foto vem lembrar o dia de hoje muitas crianças vive nas ruas com fome e nuas e naõ~tem mae e pai .

Anônimo disse...

A essa foto vem lembrar o dia de hoje muitas crianças vive nas ruas com fome e nuas e naõ tem mae e pai .

Anônimo disse...

Bom está foto relata crianças abodonadas nas ruas sem familia, perdendo oportunidades de estudar na escola, não tem o apoio do estado aonde pessoas não ajuda nem até mesmo as igrejas.O problema de abodonos e muito sério em nosso país.

Anônimo disse...

me lembra a violencia de hoje em dia,criancas sendo espancadas,mortas,nao tem os pais para orientalos no que e certo ou errrado,e esssa imagem mostra as consequencias disso,devemos cuidar de nossas criancas ,educalas e fazer com que,tenham um futuro melhor,pois elas sao o futuro do nosso pais,e sem elas nao existirà futuro,pois se nao cuidarmos delas,o que sera que vai acontecer com o nosso `planeta terra? as criancas se espelham em nos que somos adultos e conhecemos como ele è ,atraves dessa imagem podemos ver que,com o que esta acontecendo,o mundo fica cada vez pior .familias se esquecem de cuidar dos filhos que podem vir a se espelhar nos defeitos deles e acabam fazendo coisas erradas sem ao menos pensar direito em quem esta ao redor,hoje em dia em alguns lugares os pais atè vendem seus filhos sem pensar no que eles acham disso.nao vamos acabar com a esperança que nos resta deixe as nossas crianças crescerem e dar um rumo melhor ao nosso pais.

Anônimo disse...

A figura mostrada é exemplo da péssima sociedade que estamos vivendo hoje em dia.Muita gente tá vivendo sem viver e em consequêcia disso são as crianças principalmente que mais sofrem. Muitas crianças vivem jogadadas,elas não possuem apoio dos pais isso leva muitas vezes a elas buscarem o apoio em em drogas ou em outras coisas que comprometem o seu futuro.Muitas estão fora das escolas não possuem uma religião elas levam a vida da forma que querem enquanto isso as familias ,as escolas,as igrejas e outras instituições não estão fazendo seu papel,esses problemas estão fazendo nós perdermos nossas crianças.

Anônimo disse...

A figura mostrada é exemplo da péssima sociedade que estamos vivendo hoje em dia.Muita gente tá vivendo sem viver e em consequêcia disso são as crianças principalmente que mais sofrem. Muitas crianças vivem jogadadas,elas não possuem apoio dos pais isso leva muitas vezes a elas buscarem o apoio em em drogas ou em outras coisas que comprometem o seu futuro.Muitas estão fora das escolas não possuem uma religião elas levam a vida da forma que querem enquanto isso as familias ,as escolas,as igrejas e outras instituições não estão fazendo seu papel,esses problemas estão fazendo nós perdermos nossas crianças.

Anônimo disse...

Através dessa foto podemos observar que a violencia em que vivemos esta acabando com os nossos sonhos, mas tambem vemos que a familia é uma das coisas mais importantes do mundo, e tambem sabemos que o amor de Mae e incondicional, mas nao podemos esquecer que lugar de criança é na escola pois a nossa sociedade é muito exigente e tambem devemos cuidar bem do nosso ESTADO.

Anônimo disse...

Através dessa foto podemos observar que a violencia em que vivemos esta acabando com os nossos sonhos, mas tambem vemos que a familia é uma das coisas mais importantes do mundo, e tambem sabemos que o amor de Mae e incondicional, mas nao podemos esquecer que lugar de criança é na escola pois a nossa sociedade é muito exigente e tambem devemos cuidar bem do nosso ESTADO.