terça-feira, 3 de junho de 2008

ATIVIDADE 4

Atividades das disciplinas Língua Portuguesa e Sociologia.
Professores Manoel e Denise.
Você já leu e discutiu vários textos como "Transformação Social da família: o controle da natalidade", "Nada Mudou" e "Desabafo de uma executiva". Também conheceu algumas obras cujo tema "família" inspirou pintores modernos. Realizou pesquisa com seus familiares, cujos dados foram transformados em gráficos comparativos entre a família de seus avós e sua família atual. Com base nesses estudos, produza um texto enfocando o assunto. Lembre-se: é importante apresentar argumentos.
Boa aula!!!!

29 comentários:

Sahh disse...

Família, uma instituição formada por laços sangüineos ou de amizades.
A primeira e a mais importante Constituição Social, a que dá a base dos costumes e dá a nossa integridade, que pode ser formada por mãe, pai e filhos, ou somente pais (homens) e filhos, ou até mesmo mães solteiras. Atualmente a família é mais livre e menor do que antigamente, mais livre por ter mais liberdade na questão de que família obrigatóriamente tem que ter uma mãe e um pai, e menor do que as antigas porque, hoje em dia as pessoas têm menos filhos também por causa da condição financeira.
Hoje em dia, não é mais aquela coisa de mulher em casa fazendo comida e cuidando dos filhos, e homem na rua trabalhando para sustentar a casa, agora as mulheres também vão para as ruas trabalha, e em alguns casos os homens que ficam em casa e cuidam da casa e dos filhos.
Enfim, hoje em dia o conceito de família é bem mais flexivel do que a do passado, bem menor, entre outras coisas.

Unknown disse...

Família,uma palavra que desiguina união.Não importa cor,sangue, o que importa mesmo é o amor que é passado á cada um do membro.Família é respeito, afeto,união,é saber transparecer na vida dando valor aos filhos,e aqueles que os criaram.

Poema_s2jhennys2.blogspot.com disse...

Familia, não é formado só por laços sangüineos, mais sim, por amor, pela amizade.
Quando falamos de família, pensamos em uma família de pai, mãe e filhos. No passado isso era o fundamental, mas com o passar dos anos, a palavra família foi mais além. Nos dias atuais família pode ser composta por duas mulheres e uma criança, dois homens e uma criança, uma mulher e seus filhos, um homem e seus filhos, uma freira cuidando de varias crianças em um orfanato. Existe várias formas de se obter uma família, seja ela com pai e mãe ou só com pai, ou só com a mãe.
Se pensarmos no passado, veremos que a família era maior com muitos filhos, E atualmente a quantidade de filhos é menor. Isso se deu, porque no passado os pais não tinha o que temos hoje, preservativos, informação, formas de evitar filhos.
Portanto, família hoje, é somente ligado pelo amor, pela amizade, pela compreenção. Hoje só tem muitos filhos quem quer, pois solução pra evitar tem de sóbra.

Jhenniffer 3º A

Professora Denise disse...

PESSOAL, NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR O NOME (ASSINAR) SEU TRABALHO.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Uma constituição muito importante na nossa vida e mesmo a familia,que nos conduz a tudo que fazemos hoje.Muito dificiu conduzir um familia sem o apoio moral de um casal que e sempre a base mais importante .Antigamente a familia unida era a coisa + linda do mundo, era para eles uma satisfação muito grande ter mais de sete filhos,hj e muito comum ver familias separadas, com apenas um ou dois filhos revoltados com os pais.E a educação de um bom lar que si prese esta mesmo ficando no passado, temos que fazer algo para mudar isso; se não perderemos os bom costumes, e ficaremos divididos.

Apoliane...

Unknown disse...

Familia!!

Qualquer grupo de pessoas que se aman e que tem vontade de educar e ensinar os mais novos e respeitar ums aos outros!
Pessoas que nem sempre precisam de ser unidas por laços de sangue ou de amizade!

Douglas Bastos....

juliana de carvalho disse...

Familia significa muito para alguns e pouco para outros, cada um tem seu conceito do q é familia. familia pode ser uma união d pessoas q mal se conhecem ou pessoas q viram seus filhos crescer, pode ser um lar feliz ou um lar confuso. simplificando, familia é um conjunto d pessoas morrando no mesmo local.
(juliana de carvalho, 3ªA)

Unknown disse...

Bom a palavra familia pra mim , siginifica AMOR, UNIÃO entre duas ou mais pessoas que se amam.
Quando duas pensam em se casar tem que ter conciencia que vai enfrentar muitos obstaculos, e as pessoas que relamente querem ter uma familia vão encarar esse problemas.

Familia é tudo na vida de uma pessoa.

OBRIGADO

Géssica Ribeiro

Unknown disse...

Nos dias de hoje não existe uma definição certa para a palavra família, pois as famílias modernas não têm um padrão definidos, antigamente as famílias eram compostas por pai, mãe e filhos e todos tinhas o mesmo "sangue", e hoje é totalmente diferente, existem vários tipos de família, como por exemplo as famílias que têm apenas mãe e filhos;as famílias com crianças adotadas; as que têm pai e filhos; (casais homossexuais)
dois pais ou duas mães e filhos; entre outros tipos.
Além de as famílias estarem diminuindo cada vez mais, por exemplo: as famílias mais antigas tinha em média sete ou oito filhos e agora elas estão menores.

Joyce 3°A

Poema_s2jhennys2.blogspot.com disse...

A família é a base na vida de todo ser humano, ela pode ser constituida por um pai, uma mãe e filhos, por um casal de homossexuais ou de lésbica, não importa, o que importa é o amor que um sente pelo outro.
A família vem se modificando a cada ano que passa, antigamente as famílias eram grandes com no mínimo 10 pessoas, hoje são constituídas por 3 ou 4 no máximo. A rigidez com que os pais tratavam os filhos hoje também é diferente. Na verdade muita coisa mudou.
O importante é se unir com quem amamos, e ser feliz.

Caroliny Corrêa 3ºA

Poema_s2jhennys2.blogspot.com disse...

A família é a base de uma criança, mo caso a primeira instituição. Seja existindo laços sangüíneos ou não se haver carinho, Amor e atenção, pode ser considerado filhos biológicos.
A família atual comparando com a de antigamente, pode-se notar que a quantidade (natalina) de filhos, Na atual é bem menor, no maximo três filhos.
Enfim, independente de cor, laços sangüíneos, sexo ou outras situações, A família é constituída por amor.

Marcela Faustino 3ºA

Unknown disse...

O conceito social e cultural de família consiste na figura de um homem(pai)que trabalha para sustentar a família , a mulher(mãe)que cuida da casa e dos filhos ,que geralmente eram muitos.
Porém a família atual não esta mais presa as convenções antigas e geralmente não segue a mesma estrutura que em outros tempos,muitas das famílias atuais são formadas por membros que muitas vezes não são parentes ,mas nem por isso deixam de ser vistos como família pela sociedade.a midia em geral tem uma grande influência sobre essa nova visão de família , ao abordar esse tema está deixando de lado o pré-conceito e passando isso para todos .
Na realidade atual em que o mundo todo vive não é sequer um pouco ético desestruturar uma família apenas para preservar um velho e conceito social.

Raquel Priscila de Oliveira felix

Anônimo disse...

Familia; pequena palavra formada de grandes sentimentos.
Uma familia não é formada por laços sanguineos,pode ser formada por casal do mesmo sexo,uma familia de "amigos".familias de diversas formações!
Nossa primera contituição,nossa base.

BRUNA

Unknown disse...

Família, palavra pequena mais que significa muito.A família é a primeira instituição pelo qual o ser humano faz parte.Ela é a base de vida de todos os seres humanos.Geralmente a família é formada por pai, mãe e filhos. Mas hoje em dia essa não é a realidade que estamos vivendo. Antigamente as pessoas tinham 7, 8 filhos e aquilo era uma maravilaha.Hoje em dia são 2, 3 filhos.E mesmo asim,existem crianças que são abandonadas, sem se contar as inúmeras mães solteiras q dependem somente de sí para poderem sustentarem seus filhos. Tambem existe aquela família que é formada por amigos.No nossos dias atuais muitas coisas mudaram.Homem casa com Homem, Mulher com MULHER e formam uam família.Isso vai da cabeça de cada um. Não importa como seja formada a família,O q importa é que todos se sintam amados, Felizes e acolhidos.

Larisssa Ramos Schneider 3ºA

Unknown disse...

A família é a primeira e a mais essencial na vida de uma criança pelo fato de estar no começo de uma "criança", quando uma criança cresce sem o apoio de um adulto responsável, essa mesma cresce sem orientação, muitas das vezes até sem cultura por não ter pertencido à uma família estruturada.
Uma "criança" quando se encontra abandonada pela sociedade ela fica uma criança desorientada. Querendo ou não a sociedade também é responsável pela sua educação.
Muitas famílias atualmente são formadas por membros tanto com laços sanguíneos, quanto com laços de um sentimento mais forte, que é o amor. Mas também existem aquelas que por estarem há muito tempo convivendo juntas passam por problemas e por falta de amor acabam se desestruturando.
Mais, enfim a família rica ou pobre, grande ou pequena sempre vai ter uma funçaõ essencial na vida das pessoas.

Unknown disse...

O do dia 04/06/2008 as 00:15 Juracy Rodrigues de Carvalho e Melo
3ºano A

Anônimo disse...

Família não é uma instituição por laços sanguineos é quando tem amor família é o homem e a mulher e um filho que desiguina união ou quando só tem dois homem ou duas mulher.

Anônimo disse...

A familia para mim começa a partir de duas pessoas que se amam não importa o jeito se é se é gay ou lesbica hoje em dia pessoas assim ja adotam crianças, antigamente não se podia adota...

Mancha Verde quem tem c... tem medo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

A família é um núcleo de convivência, unido por laços afetivos, que costuma compartilhar o mesmo teto.Hoje em dia a familia nao é nessesariamente constituida por mães,pais e filhos ou outros parentesco ,basta haver uma convivência com outro ser, seja la qual for para ser considerada como uma familia.Entretanto a família não é algo que nos é dado de uma vez por todas, ao cresermos construimos nossa própria familia ou melhor uma outra familia.

Jessika Bicalho 3A

Anônimo disse...

A família,às vezes,é muito importante para alguns,e às vezes para outros não tem importância alguma.Faília,pode ser construída de várias formas,família por laços sanguíneos e família por sentimentos,que adota crianças por amor e com intenção de ajudá-las e oferecê-las um futuro melhor,Tarsila realizou muito bem isto em suas telas pois se preocupou em eternizar esse grupo social tâo importante para todos nós.
Um beijão Tia Dê!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Uma familia não é constituida basicamente só com pessoas do mesmo sangue, basta ter muito amor e orgulho das pessoas com que convivemos ,e saber respeitalas da mesma forma de que gostariamos de ser respeitados ,mesmo não sendo da mesma cor;nós não somos perfeitos ,todos nós temos algo diferente ,o importante é nós,nos orgulharmos do que temos de melhor;por isso ,pra mim a familia constituisse em sermos todos diferentes e ao mesmo tempo todos iguais.

Anônimo disse...

douglas. Família é quem você escolhe pra viver
Família é quem você escolhe pra você
Não precisa ter conta sanguínea
É preciso ter sempre um pouco mais de sintonia e um sonho ter uma família e um sonho de todo dia.

Unknown disse...

A FAMÍLA NA MODERNIDADE
A família moderna é caracterizada de uma forma bem diferente da família de outras gerações,mas essa caracterização não veio de um dia para outro,pois percebe-se que as estruturas mudaram.
As novas famílias não tem uma forma padrão,como as de antigamente.Hoje há muitos filhos criados por país que não bioló
gicos,e com muitos esforços, casais homossexuais adotam uma criança e formam uma família muito moderna,pois vencem os preconceitos da sociedade e mostram para todos que os valores de uma família são compostos por amor,respeito e solidariedade.

Mancha Verde quem tem c... tem medo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mancha Verde quem tem c... tem medo disse...

A família representa um grupo social primário, sendo muito importante para a formação social de uma pessoa,que influencia e é influenciado por outras pessoas e instituições. É um grupo de pessoas,que tem tudo para dar certo, ser felizes mas infelizmente algumas pessoas não entendem o sentido da palvra família, que deve ser identificada como paz, saúde, educação,felicidade e outras coisas mais importantes.
a família é a única coisa que está com você nos momentos difíceis da sua vida ela está do seu lado, nos momentos felizes, e isso representa união!!!!

Moisés Aguiar 3° ano

Anônimo disse...

EU escoli, o retrato familia porque esta retratando uma familia bem humilde que mesmo sem condiçoes arrumou força para amar e cuida dos animais como se fose seus filhos e para nos mostra que quando a amor tudo se pode.